
Porto e Gaia voltam a estar ligados por barco
26/06/2025Cais do Ouro e Afurada com travessia fluvial diária num projeto-piloto de quatro meses
A travessia fluvial entre o Cais do Ouro, no Porto, e a Afurada, em Vila Nova de Gaia, foi retomada esta sexta-feira, depois de décadas de interregno. A ligação, assegurada pela embarcação “Flor do Gás”, integra um projeto-piloto promovido pela Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), que se estenderá até outubro e representa um investimento de cerca de 160 mil euros.
A bordo de um barco com capacidade para 20 passageiros, a travessia sobre o Douro tem uma duração estimada de sete minutos, contrastando com os 20 a 30 minutos de viagem de carro ou os cerca de 50 minutos por transporte público.
Viagens de hora a hora, sete dias por semana
O serviço estará disponível todos os dias da semana, com partidas regulares de hora a hora. De segunda a quinta-feira, a operação decorre entre as 7h30 e as 20h00. Às sextas-feiras, sábados e domingos, o horário estende-se até às 22h00, com 15 viagens por sentido à sexta, 13 ao sábado e 11 ao domingo.
Os utilizadores poderão usar o passe Andante metropolitano ou da zona Z2. Em alternativa, será possível comprar bilhetes a bordo, com um custo previsto de 2,25 euros.
Mobilidade sustentável e ligação entre comunidades
Durante a viagem inaugural, que contou com a presença de representantes das autarquias de Porto e Gaia, foi sublinhada a importância da iniciativa para promover a mobilidade sustentável e aproximar comunidades ribeirinhas que, apesar de vizinhas, se mantêm pouco ligadas em termos de transporte público direto.
“A ligação fluvial é uma alternativa eficiente, cómoda e simbólica entre duas margens que se complementam cultural e economicamente”, referiu um responsável da TMP.
Expansão possível a outras margens
O sucesso do projeto-piloto será determinante para a sua continuidade e alargamento. Caso a procura corresponda às expectativas, será lançado um concurso para garantir a operação regular do serviço em 2026. Está ainda em estudo a expansão da rede fluvial, incluindo a tradicional ligação entre a Ribeira e o Cais de Gaia, bem como novos pontos de conexão ao longo do Douro.
O arranque desta ligação fluvial coincide com as festas populares de São Pedro na Afurada, contribuindo para reforçar a atratividade da zona ribeirinha e o acesso a eventos culturais e comunitários.
Foto: DR