São João da Madeira vai criar 12 fogos de habitação pública com requalificação de edifícios devolutos

São João da Madeira vai criar 12 fogos de habitação pública com requalificação de edifícios devolutos

15/06/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Câmara Municipal de São João da Madeira adjudicou a requalificação e conversão de dois edifícios devolutos, localizados no gaveto da Rua Oliveira Júnior com a Rua Conde Dias Garcia, próximo do Museu da Chapelaria, para a criação de 12 fogos de habitação pública.

Com um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros e prazo de execução estimado em um ano, o projeto foi aprovado para financiamento pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do programa 1.º Direito.

Segundo a autarquia, os dois edifícios atualmente encontram-se abandonados e em ruínas, mas serão requalificados e ampliados para acomodar 12 apartamentos de tipologias T1 e T2, destinados a reforçar a oferta de habitação a custos controlados na cidade.

Um dos imóveis, uma antiga moradia privada com face para a Rua Oliveira Júnior, foi recentemente adquirido pela Câmara, também com apoio do PRR, e encontra-se sem condições habitacionais. O outro edifício, situado em terreno contíguo com frente para a Rua Conde Dias Garcia, já era propriedade municipal, mas estava há anos sem uso após ter acolhido os serviços municipalizados, a Cerci e o Centro de Saúde.

O presidente da Câmara, Jorge Vultos, sublinha que este investimento cumpre dois objetivos: “Será reforçada a oferta pública de habitação em São João da Madeira, ao mesmo tempo que se promoverá a reabilitação urbana de uma parte do centro da cidade, dando nova vida a dois edifícios degradados e sem utilização”.

Foto: DR