
Mais de 30 concelhos em perigo máximo de incêndio rural. Porto sob alerta amarelo
16/06/2025O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em perigo máximo de incêndio rural mais de 30 concelhos, a partir das 09h00 desta segunda-feira, nos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu e Bragança.
Além destes, vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental encontram-se sob níveis de perigo muito elevado e elevado, segundo o IPMA. O risco de incêndio deverá manter-se alto em algumas regiões pelo menos até ao final do fim de semana.
O índice de perigo de incêndio, definido pelo IPMA, varia em cinco níveis — de reduzido a máximo — e é calculado com base em fatores como a temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e precipitação das últimas 24 horas.
Devido às condições de tempo quente, 16 distritos do continente estão sob aviso amarelo, emitido pelo IPMA, alertando para a persistência das altas temperaturas. Entre eles estão Viseu, Porto, Faro, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, que permanecem sob aviso até às 18h00 de quarta-feira.
Os distritos de Évora, Beja, Guarda, Castelo Branco e Portalegre têm aviso amarelo até às 18h00 de quinta-feira.
As autoridades reforçam a vigilância e apelam à população para redobrar os cuidados, especialmente nos concelhos onde o perigo de incêndio é máximo.
Foto: DR