GNR Detém Três Homens por Furto e Caça Ilegal nos Concelhos de Santa Maria da Feira e Vale de Cambra

GNR Detém Três Homens por Furto e Caça Ilegal nos Concelhos de Santa Maria da Feira e Vale de Cambra

10/06/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, nos últimos dias, três homens em operações distintas realizadas nos concelhos de Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, no distrito de Aveiro. As detenções estão relacionadas com um furto num estabelecimento de diversão noturna e com a prática ilegal de caça em terrenos ordenados, respetivamente.

Em Rio Meão, concelho de Santa Maria da Feira, dois homens de 27 e 47 anos foram detidos por furto qualificado. Durante uma ação de patrulhamento de rotina, os militares da GNR detetaram os dois suspeitos junto de viaturas estacionadas na via pública, apresentando um comportamento suspeito.

Após a abordagem, foi possível verificar que os indivíduos se encontravam na posse de vários objetos habitualmente usados na prática de furtos, entre os quais se destacam um pé-de-cabra, diversas ferramentas, uma navalha, uma lanterna de cabeça e ainda duas doses de haxixe.

No seguimento das diligências policiais, apurou-se que os dois homens tinham arrombado, momentos antes, a porta de um estabelecimento de diversão noturna, de onde terão retirado bens no âmbito do furto. Ambos foram constituídos arguidos, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira.

Já No concelho vizinho de Vale de Cambra, a GNR procedeu à detenção em flagrante de um homem de 68 anos por prática de caça ilegal, após uma denúncia que alertava para atividades venatórias em terrenos sob gestão específica e sem autorização.

Os militares surpreenderam o suspeito durante uma “espera”, técnica de caça normalmente usada em emboscada, tendo apreendido uma carabina, uma mira telescópica, 14 munições, um silenciador moderador de ruído, uma cadeira de apoio, duas navalhas, entre outros artigos, incluindo documentação relevante como a carta de caçador e o livrete da arma.

Também este indivíduo foi constituído arguido, com os factos reportados ao Tribunal Judicial de Vale de Cambra.