
Neonazis agridem voluntárias que distribuíam comida a sem-abrigo no Porto: PSP confirma detenção de suspeito
12/06/2025Um grupo de voluntárias que realizava a distribuição de comida a pessoas em situação de sem-abrigo, na cidade do Porto, foi violentamente agredido na noite desta quarta-feira, 11 de junho, por indivíduos ligados a grupos neonazis. O ataque aconteceu na zona da Trindade, um dos locais habitualmente frequentados por estas equipas de apoio social.
Segundo informações avançadas pelo jornal PÚBLICO, a PSP confirmou a detenção de um dos suspeitos envolvidos nas agressões, que terá sido identificado no local e conduzido à esquadra para interrogatório. O indivíduo, que alegadamente tem ligações a um grupo de extrema-direita, terá participado ativamente nas agressões físicas e verbais contra as voluntárias, proferindo insultos de teor ideológico.
Várias vítimas sofreram ferimentos ligeiros e foram assistidas no local por equipas médicas. Apesar do choque, as voluntárias afirmaram que continuarão com o trabalho de apoio aos sem-abrigo.
Associações de apoio social e organizações de direitos humanos já condenaram o ataque, exigindo uma resposta firme das autoridades. A Câmara Municipal do Porto também se manifestou, classificando o episódio como “inaceitável” e apelando à proteção dos voluntários que atuam em contextos humanitários.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) garantiu estar a investigar o caso com prioridade e não exclui a possibilidade de mais detenções. As autoridades procuram agora identificar outros envolvidos no ataque, tendo já recolhido imagens de videovigilância da zona.
Este episódio reacende o debate sobre o crescimento da atividade de grupos extremistas em Portugal e os riscos enfrentados por quem presta apoio às populações mais vulneráveis.
Foto: DR