Incêndio “violento” destrói oficina de pneus e obriga a evacuar café na Trofa

Incêndio “violento” destrói oficina de pneus e obriga a evacuar café na Trofa

04/06/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Um incêndio de grandes proporções destruiu por completo, na madrugada desta quarta-feira, a oficina e loja de pneus Pneutrofa, situada em frente à Escola Secundária da Trofa. A intensidade das chamas obrigou ainda à evacuação de um café nas proximidades, devido ao fumo denso. Não há registo de feridos.

O alerta foi dado pouco antes das 00h30 e mobilizou 40 operacionais e 19 viaturas de seis corporações de bombeiros do distrito. À chegada dos primeiros meios ao local, o cenário já era crítico. “Quando chegámos, a oficina já estava completamente tomada pelas chamas”, relatou Filipe Coutinho, 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários da Trofa, que comandou as operações no terreno.

A elevada carga térmica e a combustão de materiais altamente inflamáveis, como a borracha, dificultaram o combate. “Foi um incêndio forte e muito violento. A propagação foi muito rápida”, explicou o responsável. A principal preocupação dos bombeiros foi travar o avanço das chamas para os edifícios vizinhos, nomeadamente uma unidade industrial contígua e um café, que se encontrava aberto e foi prontamente evacuado por precaução.

A Pneutrofa ficou completamente destruída. Para além do colapso da estrutura do telhado, arderam cinco viaturas que estavam no interior da oficina. “Não há nada que possa ser recuperado”, afirmou Filipe Coutinho. Um posto de transformação elétrica junto ao muro da oficina também foi afetado pelas chamas.

O incêndio foi dominado por volta da 1h20 e o rescaldo prolongou-se até às 4h30. Estiveram no local bombeiros da Trofa, Santo Tirso, Tirsenses, Riba d’Ave, Famalicão e Moreira da Maia. As causas do incêndio estão por apurar.

Foto: DR