
Derrame de ácido clorídrico no terminal ferroviário de Leixões está “totalmente controlado”
21/05/2025A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) confirmou esta quarta-feira que o derrame de ácido clorídrico ocorrido no terminal ferroviário de mercadorias de Leixões, em Matosinhos, está “totalmente controlado”.
O incidente aconteceu às 23h45 de terça-feira, quando um contentor no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões sofreu um derrame do produto químico. De acordo com a APDL, a ocorrência foi “prontamente sinalizada e objeto de uma intervenção imediata” por parte das autoridades competentes, com o apoio das equipas de emergência.
A fuga de ácido clorídrico foi contida de forma eficaz, sem registo de impactos significativos para o meio ambiente ou para a população. Como medida de precaução, os acessos ao porto de Leixões pela A28 foram temporariamente encerrados, mas foram reabertos pelas 08h00 desta manhã, com o tráfego a funcionar normalmente.
A APDL garantiu que continuará a acompanhar a situação em estreita colaboração com as entidades responsáveis e reafirmou “o seu compromisso com a segurança e a proteção ambiental”.
Foto: DR