Festas de São Pedro na Póvoa de Varzim já têm programa apresentado: Aurea atua a 29 de junho

Festas de São Pedro na Póvoa de Varzim já têm programa apresentado: Aurea atua a 29 de junho

25/05/2025 0 Por Rmetropolitana

O programa oficial das Festas de São Pedro 2025 da Póvoa de Varzim foi apresentado esta manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino. Este ano, o destaque musical vai para o Grande Concerto de 29 de junho, junto ao Casino da Póvoa, com a atuação da cantora Aurea.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, e dos Presidentes das Direções de cada um dos seis bairros envolvidos na organização das festas: Sul, Matriz, Norte, Regufe, Belém e Mariadeira. Para dar cor e animação ao momento, um par representativo de cada bairro também marcou presença.

Antes de revelar o programa – que decorre entre 25 de junho e 6 de julho – Luís Diamantino agradeceu o empenho das comunidades locais, afirmando que os bairros “têm feito tudo para que as Festas sejam um grande espetáculo que atrai milhares de pessoas à nossa cidade”.

O Vice-Presidente frisou ainda a preocupação da autarquia com a segurança, tanto para os residentes como para os visitantes. Nesse contexto, dirigiu um apelo especial ao bairro Norte, pedindo que os moradores da Rua António Graça não repitam o comportamento do ano anterior, em que colocaram grades e obstáculos nos passeios. “Não poderão utilizar barreiras fixas nos passeios porque tornam-se um constrangimento muito grande à segurança. Caso as coloquem, serão retiradas pela Polícia”, alertou.

O arranque das festividades será no dia 25 de junho com o tradicional S. Pedrinho e a Pequenada. O encerramento será a 6 de julho, com a Corrida de São Pedro e o Cortejo de Usos e Costumes da Póvoa de Varzim, que inclui a participação de grupos folclóricos, associações locais e o desfile das seis Rusgas.

De 30 de junho a 3 de julho, o Largo do Passeio Alegre receberá concertos diários às 22h00, antecedendo uma das noites mais esperadas: a Noitada nos Bairros, a 4 de julho. Sobre este momento, Luís Diamantino destacou o espírito comunitário: “É vivida mais intensamente pelos poveiros. Os moradores de cada bairro desfrutam mais da festa porque está ali a sua Rusga, os vários escalões, os mais pequeninos e os maiores. Convidam amigos, recebem visitas, e vivem a festa como antigamente.”

As Festas de São Pedro são o maior evento popular do concelho e um dos mais emblemáticos do Norte do país, envolvendo milhares de pessoas e atraindo visitantes de toda a região.

Foto: CMPV