Especialistas defendem que novo aeroporto deve começar pelo Porto
19/05/2025Com o Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa a operar acima da capacidade e sem perspetivas de alívio nos próximos 15 anos, cresce a pressão para que a ampliação da infraestrutura aeroportuária nacional a no Norte do país comece já.
A proposta passa por expandir o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que já apresenta sinais de saturação e dispõe de espaço para duplicar a pista. Em 2024, este aeroporto registou cerca de 15,9 milhões de passageiros, três vezes mais do que os três aeroportos da Galiza somados, o que comprova a sua importância estratégica para o Noroeste peninsular.
A capacidade exportadora das empresas nortenhas e o crescimento do turismo são os principais motores desta procura. O aumento da qualificação da população portuguesa, com 60% dos jovens a frequentar o Ensino Superior, também reforça a necessidade de mais e melhores ligações aéreas.
Apesar disso, há críticas à falta de investimento da ANA – Aeroportos de Portugal no Norte. Especialistas e autarcas defendem uma intervenção firme do Governo para garantir que o desenvolvimento aeroportuário seja mais equilibrado entre regiões.
O desafio, alertam, será mitigar os impactos negativos da expansão, nomeadamente para as populações da Maia e de Matosinhos. Defendem, por isso, investimentos paralelos em mobilidade, estacionamento e insonorização, garantindo que estas comunidades sejam beneficiadas pelo crescimento do aeroporto.
Foto: DR
Notícia Desenvolvida por: Matilde Cardoso



