
Santa Casa com unidade residencial pronta há sete meses, mas ainda fechada em Vila do Conde
19/05/2025A Unidade Residencial de Vilar do Pinheiro, em Vila do Conde, construída pela Santa Casa da Misericórdia, está concluída desde outubro de 2024, mas continua fechada por falta de protocolo com a Segurança Social. O ministro Miguel Pinto Luz prometeu financiamento a 100%, mas o apoio ainda não chegou.
O espaço, que custou 1,7 milhões de euros, integra a Estratégia Local de Habitação e dispõe de 23 quartos com casa de banho privativa, zonas comuns e equipa técnica de apoio. Destina-se a acolher pessoas carenciadas, isoladas ou com deficiência moderada.
Segundo Carla Peixoto, vereadora da Ação Social, o projeto ainda não tem enquadramento social tipificado, e o funcionamento 24h depende de comparticipação da Segurança Social, que ainda não foi formalizada.
Apesar do impasse, a Santa Casa adjudicou nova unidade residencial em Guilhabreu, na rua das Minas, com 27 quartos e creche para 128 crianças. A obra será financiada pelo PRR e tem um prazo de 13 meses para execução. Há ainda uma terceira unidade prevista junto ao novo bairro social na rua das Freiras de Santa Clara.
Foto: DR
Notícia Desenvolvida por: Matilde Cardoso