
Praias de Santa Maria da Feira, Espinho e Vila do Conde perdem Bandeira Azul em 2025
04/05/2025As praias de Santa Maria da Feira, Espinho e Vila do Conde perderam a Bandeira Azul para a época balnear de 2025, segundo o anúncio feito esta quarta-feira pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), durante uma cerimónia no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, no distrito de Lisboa.
Apesar destas perdas, Portugal continua a destacar-se com mais de 400 praias distinguidas com a Bandeira Azul, símbolo internacional de qualidade ambiental, segurança, acessibilidade e educação ambiental. O país ocupa a sexta posição mundial entre os 51 países que integram o Programa Bandeira Azul.
O distrito do Porto mantém-se entre os mais representados, com 52 praias galardoadas, enquanto o distrito de Aveiro conta com 18 praias com Bandeira Azul. Ainda assim, o Norte do país perdeu cinco galardões em relação a 2024, sendo, a par do Algarve (que perdeu um), uma das regiões que mais praias viu sair da lista este ano.
A perda da Bandeira Azul indica que as zonas balneares afetadas não cumpriram, em 2025, todos os critérios exigidos, que incluem a qualidade da água, a gestão ambiental e os serviços de apoio aos veraneantes.
A lista atualizada inclui mais de 400 praias galardoadas em todo o território nacional — do continente às ilhas — e já está disponível.