Matosinhos e Porto celebram mar, liberdade e grandes eventos internacionais

Matosinhos e Porto celebram mar, liberdade e grandes eventos internacionais

25/04/2025 0 Por Rmetropolitana

O verão de 2025 promete ser memorável para o Norte de Portugal, com Matosinhos e o Porto a receberem eventos de grande impacto nacional e internacional. A cidade de Matosinhos vai tornar-se um dos palcos principais da The Ocean Race Europe, uma das mais prestigiadas provas de vela do mundo, que fará uma paragem inédita no Terminal de Cruzeiros de Leixões, a 20 de agosto. A competição, que se inicia a 10 de agosto em Kiel, na Alemanha, passará também por Portsmouth (Reino Unido), Cartagena (Espanha), Nice (França) e Génova (Itália), antes de terminar na Baía de Boka, em Montenegro.

Na edição deste ano, a portuguesa Mariana Lobato, atleta olímpica em Londres 2012, volta à prova como parte da equipa francesa Paprec Arkéa, liderada por Yoann Richomme. Vencedora da competição em 2021 ao serviço da Fundação Mirpuri, Mariana assume o desejo de repetir o feito e destaca a emoção de competir “em casa”, mesmo enquanto concilia a maternidade com a vida de atleta de alta competição.

Além da competição em alto mar, Matosinhos prepara uma série de atividades em terra ligadas à sustentabilidade, integrando-se na visão da Ocean Race de alertar para os desafios que ameaçam os oceanos, como as alterações climáticas, a poluição e a sobrepesca. Nesse sentido, foi também anunciada a realização da The Ocean Race Summit, em 2026, uma conferência internacional que reunirá cientistas, decisores políticos, velejadores e investigadores para debater o futuro do oceano e a economia azul.

A presidente da câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, afirmou que estas iniciativas “irão projetar Matosinhos a nível mundial”, sobretudo num ano em que a cidade é Capital Europeia do Desporto. A autarca e o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, destacaram ainda o impacto positivo esperado no turismo, na economia local e na valorização dos recursos marítimos.

Enquanto Matosinhos se foca no mar e na sustentabilidade, o Porto prepara-se para celebrar a liberdade. As comemorações dos 51 anos do 25 de Abril vão animar a cidade com um programa especial nos dias 24 e 25 de abril. Na noite do dia 24, a Avenida dos Aliados recebe um concerto de Capicua e uma homenagem musical a Carlos Paredes, culminando com fogo-de-artifício à meia-noite. No dia seguinte, o Desfile da Liberdade, jogos tradicionais e espetáculos como “Cantar Abril” e os Retimbar prometem manter viva a memória da Revolução dos Cravos com muita música e participação popular.

Entre a celebração da democracia e o compromisso com o oceano, o Norte de Portugal mostra-se, assim, como um território dinâmico, consciente e cada vez mais presente no mapa dos grandes eventos internacionais.

Foto: DR

Notícia Desenvolvida por: Matilde Cardoso