
Trio desviava encomendas dos CTT em Matosinhos: dois detidos e um arguido
24/04/2025Dois funcionários dos CTT, com 21 e 26 anos, foram detidos em flagrante pela GNR na passada segunda-feira, no centro de distribuição de Perafita, em Matosinhos, suspeitos de desviar encomendas destinadas a terceiros. Um terceiro elemento, de 19 anos, foi constituído arguido no âmbito da mesma investigação.
Segundo a GNR, os suspeitos trabalhavam nos CTT e estariam a furtar encomendas há já vários meses, com especial foco em equipamentos eletrónicos. A investigação, conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Matosinhos, arrancou após diversas queixas recebidas pela empresa, que denunciou a situação às autoridades.
Durante a operação foram realizadas sete buscas – em residências, viaturas e nos cacifos usados pelos funcionários no centro de distribuição – resultando na apreensão de telemóveis, computadores, máquinas fotográficas e de filmar, num valor estimado em mais de 30 mil euros. Foram ainda apreendidos 120 euros em numerário.
Os crimes em causa incluem furto qualificado, peculato, violação de correspondência e violação de segredo de correspondência. Um dos detidos tem antecedentes criminais por crimes semelhantes.
Os dois detidos foram já presentes a tribunal e ficaram sujeitos à medida de coação de apresentações semanais às autoridades das respetivas áreas de residência.
As investigações continuam para apurar o tempo total em que o esquema esteve em prática e se existem mais vítimas ou suspeitos envolvidos.
Foto: GNR
Notícia Desenvolvida por: Matilde Cardoso