
Câmara de Valongo vai realojar mãe e filha em situação de vulnerabilidade em Ermesinde
23/04/2025A Câmara Municipal de Valongo anunciou que irá atribuir, nas próximas semanas, uma habitação social a uma mãe e à sua filha menor que vivem uma situação de grande vulnerabilidade em Ermesinde, na zona da Gandra. A mudança está prevista para o decorrer do mês de maio.
A família vive há sete meses sem acesso a água e tem sido alvo de ameaças por parte de vizinhos. A situação foi recentemente denunciada num trabalho de investigação da jornalista Ana Leal, transmitido no canal Now, o que provocou grande repercussão pública.
Segundo comunicado emitido pela autarquia no domingo, dia 21 de abril, esta família tem sido acompanhada há cinco anos pelos serviços sociais do município. A mãe, Andreia Pereira, foi anteriormente vítima de violência doméstica, tendo, nessa altura, sido acolhida numa casa abrigo e apoiada pelas equipas sociais.
O acompanhamento continuou ao longo dos anos através do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Valongo, com intervenções positivas que permitiram à mãe arrendar uma habitação — precisamente aquela onde têm vivido os mais recentes episódios de má vizinhança.
Perante a gravidade da situação, a família candidatou-se ao programa municipal de habitação social, tendo-lhe sido atribuído um regime de exceção. Com a disponibilidade de uma habitação com tipologia adequada, ainda em fase final de requalificação, a Câmara garante que o realojamento será feito já no próximo mês.
Foto: DR
Notícia Desenvolvida por: Matilde Cardoso