
Morreu o Papa Francisco, aos 88 anos
21/04/2025O Papa Francisco morreu esta segunda-feira, aos 88 anos, no Hospital Universitário Agostino Gemelli, em Roma, onde se encontrava internado para tratar uma bronquite que evoluiu para uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias e, posteriormente, para uma pneumonia bilateral.
O estado de saúde do Sumo Pontífice, nascido Jorge Mario Bergoglio, vinha-se agravando nos últimos tempos, com episódios recorrentes de constipações, gripes e outros problemas respiratórios. A sua mobilidade também estava bastante comprometida devido a dores crónicas no quadril, no nervo ciático e nos joelhos.
Nos últimos três meses, Francisco sofreu duas quedas: em dezembro, magoou-se no queixo, mas recuperou em casa; em janeiro deste ano, caiu novamente, desta vez lesionando um braço. Embora nenhuma das situações tenha sido considerada grave, refletiam o crescente estado de fragilidade do Pontífice.
Em 2021, foi submetido a uma cirurgia ao cólon, na sequência de uma inflamação intestinal. Já em 2023, esteve internado três vezes no Hospital Gemelli — em março, com dificuldades respiratórias, e ainda nesse mesmo mês, com uma pneumonia grave. Em junho, foi operado a uma hérnia abdominal, numa intervenção programada e sem complicações.
O Papa Francisco tornou-se o 266.º Papa da Igreja Católica em março de 2013, sendo o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta a assumir o cargo. O seu pontificado ficou marcado pela defesa dos mais pobres, pelo apelo à paz e ao diálogo inter-religioso, bem como pela coragem em abordar temas sensíveis dentro da Igreja.
A Igreja Católica e o mundo despedem-se agora de um líder carismático e reformista, que marcou profundamente a história da instituição nos tempos modernos.
Foto: Getty Images