Miguel Guimarães admite frustração por não ter sido escolhido como candidato à Câmara do Porto

Miguel Guimarães admite frustração por não ter sido escolhido como candidato à Câmara do Porto

20/04/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O médico Miguel Guimarães, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, expressou, numa entrevista ao Diário de Notícias publicada esta quarta-feira, dia 16, a sua frustração por não ter sido indicado pelo PSD como candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto. Pedro Duarte foi o nome escolhido pelo partido para concorrer à autarquia nas próximas eleições autárquicas. No entanto, Guimarães não descartou a possibilidade de se candidatar à Câmara de Valongo ou Gondomar.

Questionado sobre convites para essas autarquias, Guimarães revelou: “É um assunto que ainda está a ser equacionado. O que fui dizendo às pessoas que me convidaram é que é muito complicado ficar na câmara de uma cidade que não conheço bem.” Embora ainda indeciso, o médico deixou em aberto a possibilidade de aceitar o desafio político.

No que diz respeito ao seu percurso político, Guimarães, que ocupa o quarto lugar na lista do PSD Porto para as próximas eleições legislativas, não escondeu a sua desilusão por não ter sido escolhido como candidato à Câmara do Porto, destacando que sempre se sentiu preparado para a função. Contudo, respeitou a decisão do partido.

Ainda durante a entrevista, o ex-bastonário fez uma emotiva reflexão sobre o seu vínculo com a cidade do Porto e a sua formação profissional: “Do meu hospital, o São João, e da Faculdade de Medicina do Porto, onde me formei”, disse, revelando o carinho e a nostalgia por estas instituições que marcaram a sua trajetória.

Com as eleições autárquicas a aproximarem-se, Miguel Guimarães continua a ser uma figura influente no cenário político, mantendo-se atento às possíveis novas oportunidades.

Foto: Rita Franca/NurPhoto via Getty Images