
Casa da Música celebra 20 anos com concertos gratuitos espalhados pelo Porto
12/04/2025A Casa da Música assinala esta terça-feira, 15 de abril, o dia em que celebra oficialmente 20 anos de existência com uma série de concertos gratuitos em vários locais emblemáticos da cidade do Porto. A iniciativa marca o início de um mês cheio de atividades comemorativas que celebram duas décadas de impacto cultural e artístico. Instituição já realizou mais de seis mil concertos e acolheu 3,8 milhões de pessoas.
A jornada musical começa às 10:00 no átrio da bilheteira da Casa da Música, onde um quarteto de cordas dará o primeiro concerto do dia. Segue-se uma atuação às 11:30 na ala pediátrica do Hospital de São João, e, às 12:30, para os profissionais daquela unidade hospitalar.
O Mercado do Bolhão será também palco da festa, com um quarteto de metais a atuar em três momentos distintos: às 12:00, 12:25 e 12:50. Já na movimentada estação de metro da Trindade, será um quarteto vocal a surpreender os passageiros, com atuações marcadas para as 17:00, 17:25 e 17:45.
Na estação de metro Casa da Música, a animação continua com a banda COMBi, que sobe ao improvisado palco às 18:00. Meia hora depois, às 18:30, o projeto Digitópia, dedicado à música digital, apresenta-se na Reitoria da Universidade do Porto.
A programação festiva prolonga-se até ao final do mês, com destaque para uma edição especial do Clubbing, a 30 de abril, com entrada livre. A festa começa com os concertos de Carla Prata e Cíntia, e estende-se até às 04:00 do dia seguinte, com nomes como Ece Canli, Desengaiola, Solar Corona Elektrische Maschine, Akila, Conferência Inferno, Daniel Wang e Gusta-vo, entre outros.
Projetada pelo arquiteto Rem Koolhaas, a Casa da Música abriu portas oficialmente a 15 de abril de 2005, tornando-se rapidamente num ícone cultural da cidade e do país. Desde então, já realizou mais de seis mil concertos, recebeu 3,8 milhões de espectadores e participantes, e encomendou mais de 300 obras musicais originais.
Ao longo destas duas décadas, a instituição promoveu mais de 26 mil atividades, trabalhou com cerca de mil grupos comunitários e realizou 35 mil visitas guiadas, somando um total de 570 mil visitantes. Uma trajetória marcada pela diversidade, inovação e acessibilidade, que agora é celebrada com a cidade que a viu nascer.
Foto: DR