
Câmara de Gaia aprova proposta alternativa para traçado da linha de alta velocidade
11/04/2025A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia aprovou, esta quinta-feira, as propostas de alteração ao traçado da linha de alta velocidade (LAV) apresentadas pelo consórcio LusoLav, com os votos favoráveis da maioria socialista e os votos contra dos dois vereadores do PSD.
Apesar da aprovação, o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, sublinhou que as propostas são não vinculativas e que a decisão final caberá à Infraestruturas de Portugal e ao próximo Governo. O autarca reforçou ainda que a nova proposta não invalida a solução original, assegurando que “a estação de Santo Ovídio será sempre uma alternativa viável até decisão por parte da tutela” e que “em nenhuma circunstância poderá estar em causa a estação de Gaia ou o projeto nacional”.
Durante a reunião, o autarca expressou dúvidas sobre a nova proposta, nomeadamente em termos jurídicos, urbanísticos e de mobilidade, ainda que tenha votado favoravelmente à sua avaliação como solução alternativa.
O consórcio LusoLav, responsável pela sugestão de um novo traçado e de duas pontes separadas sobre o Douro, apresentou as propostas na reunião de câmara, admitindo algum “receio formal” quanto à compatibilidade com o concurso público internacional em curso, e reconheceu que os custos poderão ser superiores aos inicialmente previstos.
Entretanto, o Governo confirmou estar em diálogo com a Infraestruturas de Portugal, que afirmou não ter conhecimento prévio da proposta, tal como a Câmara Municipal do Porto, que também não foi informada sobre a intenção de abandonar a solução da ponte rodoferroviária única sobre o Douro.
A discussão sobre o traçado da linha de alta velocidade em Gaia continua a gerar debate, com diferentes visões técnicas, políticas e regionais em cima da mesa.
Foto: Porto Canal