Porto Comemora 25 de Abril com Música, Memória e Liberdade com homenagem a Carlos Paredes e concerto de Capicua

Porto Comemora 25 de Abril com Música, Memória e Liberdade com homenagem a Carlos Paredes e concerto de Capicua

01/04/2025 0 Por Rmetropolitana

As celebrações do 51.º aniversário da Revolução dos Cravos no Porto terão como destaque uma homenagem a Carlos Paredes e um concerto da rapper portuense Capicua, anunciou a Câmara Municipal.

 A Avenida dos Aliados será, mais uma vez, o palco central das comemorações, que decorrerão na noite de 24 de abril e ao longo do dia 25.

As festividades começam às 22h00 de quinta-feira, 24 de abril, com um tributo ao icónico guitarrista Carlos Paredes, assinalando o centenário do seu nascimento. 

A homenagem será realizada por um trio composto por Agustin Lassalle (guitarra clássica), Ângelo Santos (clarinete baixo) e Eduardo Baltar Soares (guitarra portuguesa), que interpretarão temas como “Variações sobre o Mondego”, de Gonçalo Paredes, “Porto Santo” e “Dança dos Camponeses”, de Carlos Paredes, e “Portugalicia”, de Alcino Frazão.

Às 22h15, sobe ao palco Capicua, que apresentará o seu novo álbum, “Um Gelado Antes do Fim do Mundo”. A noite prossegue com uma atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto, às 23h40, antes do tradicional fogo de artifício à meia-noite.

No feriado de 25 de abril, as comemorações arrancam às 10h00 na Praça do General Humberto Delgado, com jogos tradicionais para todas as idades. Às 14h30, será realizada uma homenagem aos resistentes antifascistas no Largo de Soares dos Reis, seguindo-se o Desfile da Liberdade, que percorrerá várias ruas da cidade até à Avenida dos Aliados.

A partir das 15h00, o projeto Cantar Abril, formado por utentes da Associação dos Albergues Noturnos do Porto e técnicos de intervenção social, apresentará um espetáculo inspirado nas músicas da revolução, sob o lema “Se Abril se cumprisse, o nosso teto não era a rua”. Às 16h00, a Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril fará uma intervenção oficial e, às 16h15, as celebrações encerram com um concerto dos Retimbrar.

O grupo, que lançou o seu segundo álbum, “Levantar do Chão”, em 2024, promete um baile de música tradicional portuguesa, com interpretações de temas de José Afonso e Carlos Paredes. 

As celebrações são organizadas pelo Município do Porto, em parceria com a Ágora e a Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril.

Notícia desenvolvida por Mariana Mesquita

Foto DR