
Empresa de Oliveira de Azeméis entra em insolvência, deixando 500 trabalhadores em risco
30/03/2025A Schmidt Light Metal, uma empresa de fundição injetada localizada em Oliveira de Azeméis, Aveiro, foi declarada insolvente pelo Tribunal de Aveiro, colocando em risco cerca de 500 postos de trabalho. O prazo para a reclamação de créditos já está em curso.
De acordo com a informação divulgada no portal Citius, a declaração de insolvência foi emitida na passada quinta-feira, estabelecendo um período de 30 dias para a reclamação de créditos. Após esse prazo, poderá ser aprovado um plano de insolvência que vise o pagamento das dívidas, a liquidação da massa insolvente e a sua distribuição entre os credores e o devedor.
Entre os principais credores da empresa encontram-se o Novo Banco, o BPI, o IAPMEI, a Scalabis e a Servdebt.
Segundo Jorge Calvete, administrador de insolvência, a Schmidt Light Metal foi fundada em 1989 e especializa-se na produção de componentes em alumínio fundido a alta pressão para a indústria automóvel, sendo o grupo Volkswagen o seu único cliente.
A incerteza paira sobre os cerca de 500 trabalhadores, que aguardam os próximos desenvolvimentos do processo de insolvência para saber qual será o seu futuro profissional.
Foto: Schmidt Light Metal