
Inundação na zona industrial da Arroteia afeta vários armazéns em Leça do Balio
22/03/2025O rebentamento de um tubo de águas pluviais na zona industrial da Arroteia, em Leça do Balio, concelho de Matosinhos, provocou este sábado uma inundação que afetou vários armazéns e deixou veículos parcialmente submersos, informou a Proteção Civil.
O alerta foi registado às 07h57, e, segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, a água também impediu a entrada e saída de pessoas em instalações vizinhas, incluindo um motel e um ginásio situados na zona.
Para o local foram mobilizados elementos de oito corporações de bombeiros de vários concelhos do Grande Porto, incluindo os Bombeiros Voluntários de São Mamede de Infesta, Leça do Balio, Moreira da Maia, Leixões, Pedrouços, Areosa/Rio Tinto, Gondomar e Valbom. Além destes, também a Polícia Municipal esteve no local para coordenar a situação.
Cerca das 15h45, os Sapadores do Porto preparavam-se para reforçar as operações de drenagem e limpeza da área afetada.
A água invadiu armazéns de diferentes setores, causando prejuízos materiais ainda por contabilizar. Empresários locais relataram perdas significativas, com mercadorias e equipamentos danificados pela inundação. Algumas empresas tiveram de suspender as suas atividades temporariamente para avaliar os estragos e proceder à limpeza das instalações.
Segundo relatos de testemunhas, o volume de água acumulado nas ruas da zona industrial chegou a atingir cerca de meio metro de altura em algumas áreas, dificultando a circulação de viaturas e trabalhadores. Algumas vítimas da inundação manifestaram preocupação com a frequente ocorrência de problemas semelhantes em dias de chuvas intensas.
As autoridades locais estão a investigar as causas do rebentamento do tubo de águas pluviais e estudam medidas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer no futuro. Entretanto, a Proteção Civil e os bombeiros continuam no terreno, trabalhando na remoção da água acumulada e garantindo a segurança da população.
Foto: DR