Greve Geral Provoca “Fortes Perturbações” na Circulação Ferroviária a 6 de Dezembro

Greve Geral Provoca “Fortes Perturbações” na Circulação Ferroviária a 6 de Dezembro

04/12/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A CP – Comboios de Portugal antecipou “fortes perturbações” na circulação ferroviária na sequência da greve geral convocada para a próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro. A paralisação terá também impacto nos dias anteriores e seguintes, conforme alertou a empresa, que emitiu um aviso aos clientes no seu site oficial.

A greve foi convocada pelo sindicato SMAQ (Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses), e está associada à falta de esclarecimento do Governo sobre a relação entre a sinistralidade ferroviária e a taxa de álcool dos maquinistas, além da exigência de melhores condições de segurança para os trabalhadores. O sindicato também busca uma correção pública de declarações feitas pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, sobre a segurança ferroviária e o quadro contraordenacional para os maquinistas.

A CP informou que, caso venham a ser definidos serviços mínimos, a informação será atualizada. Para os clientes que já tenham bilhetes adquiridos para os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, a empresa oferece duas opções: reembolso total do valor do bilhete ou troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e classe. As trocas ou reembolsos podem ser realizados nas bilheteiras ou na área “Os seus bilhetes” no site e app da CP, até 15 minutos antes da partida do comboio.

A greve, que afetará também outras empresas como Fertagus, Metro do Sul do Tejo, e Medway, é uma resposta à ausência de medidas claras por parte do Governo para melhorar a segurança no setor ferroviário. O SMAQ declarou que, até ao momento, não obteve resposta às suas exigências, o que levou à convocação da greve geral.

Foto: IMAGG