
Governo Avança com Linha de Alta Velocidade entre Porto e Oiã
05/10/2024O Conselho de Ministros, na reunião realizada em 4 de outubro no Entroncamento, aprovou o prosseguimento do procedimento concursal para a concessão da linha ferroviária de alta velocidade no troço entre Porto (Campanhã) e Oiã. A decisão foi divulgada em um comunicado acessível à Lusa.
Este projeto é parte de um ambicioso plano de modernização da infraestrutura ferroviária que conecta Porto e Lisboa, abrangendo cerca de 290 quilómetros e englobando as estações de Porto-Campanhã e Lisboa-Oriente. A nova linha visa melhorar a eficiência do transporte ferroviário e facilitar a transição energética em Portugal.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) informou que a proposta da Infraestruturas de Portugal passou por uma avaliação de impacte ambiental, recebendo um parecer “favorável condicionado” em agosto de 2023. A localização da nova linha incluirá localidades como Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro e Ovar.
O desenvolvimento da linha será realizado em fases, começando pelo troço entre Porto Campanhã e Soure, com conclusão prevista para 2028. A Fase 2, que se estenderá de Soure ao Carregado, deverá estar concluída até o final de 2030, enquanto a Fase 3, que ligará o Carregado à Estação de Lisboa-Oriente, está programada para depois de 2030.
Entre os destaques do projeto está a construção de uma nova travessia ferroviária sobre o rio Douro, prevista para ser executada durante a Fase 1. Este investimento representa um passo significativo na modernização da rede ferroviária em Portugal, promovendo um transporte mais sustentável e eficaz para os cidadãos.
Com essa iniciativa, o governo demonstra seu compromisso com a melhoria da mobilidade e a promoção de soluções de transporte que contribuam para um futuro mais verde e eficiente.
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