Terceiro Aniversário da Associação de Municípios Corredor do Rio do Leça Marca Inauguração de Projeto de Renaturalização

Terceiro Aniversário da Associação de Municípios Corredor do Rio do Leça Marca Inauguração de Projeto de Renaturalização

01/08/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Por ocasião do terceiro aniversário da Associação de Municípios Corredor do Rio do Leça, a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que preside atualmente ao Conselho Executivo da associação, inauguraram a Zona de Renaturalização e Inundação Preferencial e Viveiro de Plantas Aquáticas do Corredor do Rio Leça. A cerimónia, realizada no passado dia 30 de julho junto às instalações da Horta de Crestins da Lipor II, contou também com a presença dos autarcas da Maia, António Silva Tiago, de Matosinhos, Luísa Salgueiro, de Santo Tirso, Ana Maria Ferreira, e do vice-presidente da APA, Pimenta Machado.

Maria da Graça Carvalho participou no primeiro ato de reintrodução de espécies nativas para o restauro ecológico do rio e seus afluentes, elogiando o trabalho desenvolvido no Corredor do Rio Leça, que considerou um “exemplo inspirador e um dos mais emblemáticos do trabalho de renaturalização dos rios”. A Ministra manifestou a disponibilidade para apoiar este projeto pioneiro, que se enquadra precisamente no espírito da Lei do Restauro da Natureza da União Europeia.

Durante a cerimónia, foram apresentados os projetos financiados pelo REACT-EU, com o objetivo de promover a biodiversidade, melhorar a qualidade da água e aumentar a resiliência e adaptação às alterações climáticas. A ocasião também contou com a assinatura da Carta de Compromisso com a Rede de Escolas do Rio Leça.

Origem e Objetivos da Associação

A Associação de Municípios Corredor do Rio Leça foi fundada em 2021, resultado de um esforço conjunto dos Municípios de Valongo, Santo Tirso, Maia e Matosinhos, com o objetivo principal de despoluir, recuperar e reabilitar o Rio Leça. Este projeto é essencial não só para a melhoria da qualidade da água, mas também para a preservação e promoção do património natural e da biodiversidade.

Financiamento e Colaborações

A solidez do projeto foi fundamental para a atribuição de um financiamento de 4 milhões de euros pelo programa REACT-EU (Recovery Assistance for Cohesion and the Territories of Europe). Este apoio tem permitido, desde 2021, a execução de diversas intervenções no Rio Leça, abrangendo diferentes abordagens e tipologias de intervenção.

O projeto conta com a colaboração da Agência Portuguesa do Ambiente e a participação ativa dos proprietários dos terrenos marginais, que facilitaram os acessos e acompanharam as intervenções, demonstrando o caráter agregador e colaborativo desta iniciativa.

Este marco no aniversário da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça sublinha o compromisso contínuo com a renaturalização e valorização do Rio Leça, refletindo uma visão sustentável e integrada para o futuro ambiental da região.

Foto: DR