
Feira do Livro do Porto Celebra 11.ª Edição nos Jardins do Palácio de Cristal
01/08/2024De 23 de agosto a 8 de setembro, a Avenida das Tílias, nos jardins do Palácio de Cristal, será o palco da 11.ª edição da Feira do Livro do Porto, reunindo 115 editoras, livreiros e alfarrabistas em 130 stands. Este evento literário é um ponto de encontro para leitores de todas as idades e um marco cultural na cidade.
Este ano, a feira homenageia o “poeta da luz”, Eugénio de Andrade, celebrando a sua obra e garantindo que “o lume da palavra não se extingue”. Para além da vasta oferta de livros, a feira proporciona uma programação diversificada com 16 conversas, 15 sessões de poesia e humor, quatro sessões de cinema, 21 concertos, sete apresentações de livros e mais de 50 atividades para bebés, crianças e famílias.
Homenagens e Conversas Literárias
A cerimónia de atribuição da Tília de Homenagem a Eugénio de Andrade acontece a 24 de agosto, às 15 horas, seguida da conversa “Arco e Flecha: Temas de Eugénio Hoje”, moderada por Joana Meirim. À noite, será exibido o documentário “Eugénio de Andrade, Coração Habitado”, com a presença do guionista Arnaldo Saraiva.
Cinco versos de Eugénio de Andrade inspirarão cinco ciclos de conversas no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. A programação inclui:
- “São como um cristal, as palavras” a 27 de agosto, moderada por Maria João Costa, com Dulce Maria Cardoso.
- “Toda a poesia é luminosa, até a mais obscura” a 30 de agosto, moderada por Teresa Coutinho, com Capicua.
- “Escuto um rumor: é só silêncio” a 1 de setembro, moderada por Rui Couceiro, com Gonçalo M. Tavares.
- “A poesia não vai à missa” a 8 de setembro, moderada por Minês Castanheira, com Pilar Del Río.
- “É urgente o amor” a 6 e 8 de setembro, moderada por Raquel Marinho, com Carlos Tê e António Zambujo.
Programação Cultural e Musical
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, destacou a importância do evento como uma oportunidade para os visitantes conhecerem e aprofundarem o conhecimento sobre o autor homenageado e outros escritores. A feira oferece uma programação cultural diversificada, incluindo ciclos de conversas, performances, oficinas e recitais de poesia.
O cartaz musical inclui concertos no auditório da Biblioteca e ao ar livre na Concha Acústica, com artistas como Valter Lobo, Frankie Chaves, Gisela João, Tiago Nacarato e Milhanas. O Lago dos Cavalinhos acolherá concertos de jazz nacional nas manhãs de 25 de agosto e 1, 7 e 8 de setembro.
Atividades Infantis e Apresentações de Livros
As “Oficinas no Terreiro” e a iniciativa “Eugénio em Filme: Laboratório de Cinema e Animação” são novidades que oferecem às crianças a oportunidade de explorar várias formas de arte e criatividade. A programação infantil inclui workshops, oficinas e atividades para todas as idades, com inscrições prévias necessárias.
Sete apresentações de livros estão programadas, incluindo “A Urgência da Cidade — O Porto e 100 Anos de Fernando Távora” a 25 de agosto e as obras “Teatro Municipal do Porto 2013 – 2023” e “Feira do Livro do Porto 2013 – 2023” a 28 de agosto, com a presença do autarca Rui Moreira.
A edição deste ano inclui pré-apresentações exclusivas, como a coleção “Erros Meus – Poesia Incompleta” de Nuno Artur Silva a 1 de setembro e “Um romance com pessoas” de José Luís Peixoto a 6 de setembro.
Acesso e Inscrições
A entrada na Feira do Livro do Porto é gratuita, assim como a participação em todas as atividades, ciclos de conversa e oficinas infantis. Inscrições para estas atividades podem ser feitas no site do evento, onde está disponível a programação completa.
Foto: Miguel Nogueira