
Vila Nova de Gaia vai Comparticipar Passes de Transportes Públicos para Reformados com Mais de 65 Anos
19/07/2024O município de Vila Nova de Gaia anunciou nesta sexta-feira que irá passar a comparticipar os passes de transportes públicos dos reformados com mais de 65 anos, através do cartão municipal ViverGaia. Esta iniciativa, denominada ‘ViverGaia 65+’, será votada na reunião de câmara na próxima segunda-feira.
A medida é destinada a todos os cidadãos reformados residentes em Vila Nova de Gaia com 65 anos ou mais, e visa incentivar esta população a utilizar o transporte público. Segundo a proposta, o município irá comparticipar o passe, ficando o munícipe responsável pelo pagamento de apenas cinco euros mensais, enquanto a Câmara Municipal assumirá o restante valor de 17,5 euros.
Além disso, os reformados terão que arcar com o custo do cartão Andante, no valor de seis euros. A utilização do passe no mês seguinte dependerá da validação no mês anterior, ou seja, se não houver qualquer validação, o munícipe não terá direito a utilizar o passe no mês seguinte.
A comparticipação entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2025, sendo incluída no próximo Plano de Atividades e Orçamento. Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia, a medida “contribuirá para a dignificação e melhoria das condições de vida das pessoas que, de forma crescente, integram aquele estrato populacional, combatendo, desse modo, de forma ativa, o seu isolamento social”.
O autarca salienta ainda que a iniciativa visa “devolver o transporte público a cidadãos com maior dificuldade de se deslocarem dentro e fora da cidade e promover o encontro e as sociabilidades nesta faixa etária”.
O cartão municipal ViverGaia, em funcionamento desde junho de 2021, já oferece uma série de benefícios, incluindo entrada gratuita em equipamentos municipais como a Casa-Museu Teixeira Lopes e Galerias Diogo de Macedo e no Solar Condes de Resende, além de descontos de 50% em várias atrações e atividades culturais e desportivas promovidas pelo município.
Com a introdução do ‘ViverGaia 65+’, a Câmara de Gaia reforça seu compromisso com a inclusão e o bem-estar dos seus cidadãos mais idosos, promovendo uma maior integração social e facilitando o acesso aos serviços de transporte público.
Foto: DR