
Estudantes do Porto Recolhem mais de 25 Quilos de Resíduos na Praia do Homem do Leme
12/04/2024Cerca de 100 alunos do 7.º ano de uma escola no Porto participaram ativamente na recolha de resíduos na Praia do Homem do Leme, numa iniciativa realizada nesta quinta-feira. A atividade, organizada com o apoio da empresa municipal Porto Ambiente, teve como objetivo não só a limpeza da praia, mas também a sensibilização para o tratamento adequado dos resíduos.
Os alunos, pertencentes ao Liceu Francês Internacional do Porto (LFIP), com idades entre 13 e 14 anos, foram divididos em quatro grupos para a recolha de lixo, que durou aproximadamente 35 minutos. No final da atividade, os sacos de resíduos foram pesados, totalizando 25,6 quilos, incluindo materiais como plástico, vidro e pedaços de madeira.
Além da limpeza, os estudantes participaram de um momento de conscientização sobre o tratamento do lixo, conduzido pela área de sensibilização ambiental da Porto Ambiente. Um quiz de oito perguntas foi realizado para testar o conhecimento dos jovens sobre a separação de resíduos, com respostas corretas em todas as questões.
“Através de atividades mais lúdicas queremos passar a informação de como realmente a reciclagem deve ser feita, e também, neste contexto de brincadeiras, esclarecer algumas dúvidas que possam existir relativamente a alguns resíduos específicos e conscientizar a nível de quantidade dos resíduos”, afirmou Ana Rita Morence, formadora da área de sensibilização ambiental da Porto Ambiente.
Os professores presentes destacaram a importância dessas atividades para conscientizar os alunos sobre a gestão adequada de resíduos e incentivá-los a compartilhar esses conhecimentos com suas famílias.
A ação de limpeza na Praia do Homem do Leme faz parte do projeto Eco-Escolas, que engloba 28 estabelecimentos de ensino da cidade do Porto. O projeto, desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), promove a educação ambiental para a sustentabilidade em todo o país.