Lar em Vila Nova de Gaia acusado de maus tratos aos idosos

Lar em Vila Nova de Gaia acusado de maus tratos aos idosos

03/04/2024 0 Por Rmetropolitana

O Ministério Público (MP) apresentou acusações contra um lar em Vila Nova de Gaia, o seu presidente, a diretora e duas funcionárias por alegados maus-tratos a utentes, conforme anunciou nesta quarta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P).

Na sua plataforma oficial online, a procuradoria afirmou que dois utentes do referido lar, sem mencionar o nome da instituição, foram hospitalizados em 2020 com sinais evidentes de desidratação, que alegadamente resultaram da inadequada prestação de cuidados que receberam. Os utentes em questão tinham 68 e 92 anos de idade.

“Aos acusados é imputada uma conduta negligente no cumprimento dos deveres de acompanhamento, vigilância e supervisão dos utentes da instituição, incumbências essas que faziam parte das suas responsabilidades, especialmente pela alegada falta de formação fornecida aos auxiliares encarregados dos cuidados básicos aos utentes”, destacou a PGR-P.

O lar, o seu presidente e diretora enfrentam acusações de dois crimes de maus-tratos, enquanto as duas funcionárias responsáveis por setores específicos são indiciadas por um crime cada.