Laboratório de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos mobiliza cidadãos a apresentar projetos

Laboratório de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos mobiliza cidadãos a apresentar projetos

09/03/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

O Laboratório de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos convida os cidadãos a submeterem os seus projetos até 27 de março.

Este laboratório, pioneiro em Portugal, tem como objetivo mobilizar a comunidade para uma mudança de hábitos nos setores da mobilidade, alimentação, energia e consumo, visando reduzir a meta da neutralidade carbónica para 85% até 2030.

Os residentes de Matosinhos envolvidos em associações, negócios locais, na administração municipal ou interessados em causas coletivas podem submeter propostas de ação nos domínios identificados.

Estas propostas serão discutidas e trabalhadas em sessões colaborativas nas uniões de freguesia, programadas para abril e maio. As sessões serão orientadas por uma equipa do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, parceiro científico deste projeto.

Posteriormente, as propostas serão testadas no terreno com atividades de baixo custo e impacto rápido durante o mês de junho. As candidaturas podem ser submetidas através de um formulário online disponível no site indicado.