Santo Tirso e Trofa foram os concelhos onde se desperdiçou menos água em Portugal em 2022

Santo Tirso e Trofa foram os concelhos onde se desperdiçou menos água em Portugal em 2022

08/03/2024 0 Por Rmetropolitana

(Texto de Mariana Carrilho)

Este ano foi publicado o relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com os dados de 2022.

As informações recolhidas revelaram que 27,1% da água que entrou nas redes de abastecimento portuguesas foi desperdiçada, um valor superior àquele recomendado (20%) pela entidade reguladora.

Estes dados foram obtidos através do indicador “Água Não Faturada”, onde são contabilizados os desperdícios gerados por fugas, roturas, derrames em reservatórios, perdas comerciais ou desvios.

No topo do ranking de municípios com menor desperdício de água encontrou-se Santo Tirso e Trofa (geridos conjuntamente pela INDAQUA), com um valor de perdas de 8,8%. Em segundo lugar ficou Vila do Conde com 9,3% e Matosinhos com 10,8%, ambos geridos pela INDAQUA também.

“Quando a escassez deixou de ser um problema sazonal e as alterações climáticas são uma realidade presente, a gestão de perdas assume um papel ainda mais importante. Se Portugal reduzisse estas perdas, estaria a poupar milhões de litros de água que aumentariam as reservas disponíveis nas nossas albufeiras. É uma «fonte» de água que estamos a desperdiçar, ao mesmo tempo que procuramos soluções que exigem investimentos muito maiores, como transvases, novas barragens ou a dessalinização e que vão produzir mais água para se perder pelo caminho e não chegar ao utilizador final”, declarou Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA.

Foto: DR Grupo INDAQUA