Santa Maria da Feira: Investimento de mais de dois milhões de euros para requalificar ruas em S. Paio de Oleiros

Santa Maria da Feira: Investimento de mais de dois milhões de euros para requalificar ruas em S. Paio de Oleiros

01/03/2024 0 Por Rmetropolitana

(Texto de Mariana Carrilho)

No dia 23 de fevereiro, no auditório do Grupo Musical de São Paio de Oleiros, o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, anunciou a requalificação de três ruas de S. Paio de Oleiros.

As ruas que estão a ser visadas são das principais vias da freguesia de São Paio de Oleiros: avenida Dr. Domingos Silva Coelho, rua Joaquim Francisco do Couto e rua do Hospital.

A obra de 2,5 milhões de euros tem como propósito melhorar a qualidade urbana e a segurança e conforto da circulação pedonal e rodoviária, intervindo numa área de cerca de 28 000 metros quadrados.

A requalificação inicia no próximo semestre na avenida Dr. Domingos Silva Coelho. Amadeu Albergaria pretende tornar a zona central de S. Paio de Oleiros “mais apelativa e segura para a circulação pedonal e rodoviária”, através da repavimentação das vias, requalificação de passeios, construção de espaços verdes, e ordenamento do estacionamento.

O Autarca declara a vontade de acrescentar valor a S. Paio de Oleiros, com a intenção de que “o espaço mais nobre da freguesia seja o cartão de visita” para a população.

Maximino Costa, presidente da Junta de Freguesia de S. Paio de Oleiros, refere que as vias “tratam-se de três ruas estruturantes da freguesia”, e que a avenida Dr. Domingos Silva Coelho “será entregue ao empreiteiro em breve para entrar em obra”.

Relativamente ao estado das ruas, o presidente da Junta afirma que a primeira via a entrar em obras “está muito degradada e a necessitar de uma reestruturação total”. Segundo Maximino Costa, as outras duas ruas “estão em fase adiantada de projeto para que seja lançado o concurso público o mais brevemente possível. São duas vias de grande relevância”. Salienta especialmente a rua Francisco do Couto que “será toda intervencionada pois é uma das principais ligações com Espinho e com imenso trânsito”.

Foto: Pixabay