AM Porto lança concurso para controlo da nidificação das gaivotas em áreas costeiras

AM Porto lança concurso para controlo da nidificação das gaivotas em áreas costeiras

06/02/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A Área Metropolitana do Porto tem planos para lançar um concurso “nos próximos meses” visando a implementação do plano de ação para controlo das gaivotas em áreas costeiras, anunciou a secretária da Comissão Executiva da associação de municípios.

Durante a Assembleia Municipal do Porto, Ariana Pinho, primeira secretária da Comissão Executiva Metropolitana do Porto, afirmou que o concurso será lançado “nos próximos meses”, considerando que o período de nidificação das gaivotas é em junho.

A execução do projeto, iniciado em 2020, enfrentou atrasos devido à pandemia e à saída de alguns técnicos, mas está em fase de finalização. Este ano, estão planejadas ações para mitigar o problema.

Os municípios envolvidos no projeto são Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Em 2021 e 2022, o consórcio Floradata e a Wedotech, coordenados por Paulo Alves, realizaram o trabalho.

Embora três entidades tenham sido consultadas para executar o serviço, a contratação para remoção dos ninhos ficou para 2024, devido ao momento inadequado das intervenções em relação à reprodução das gaivotas.

A Póvoa de Varzim contratou a execução de um projeto piloto para controle das gaivotas no verão de 2023. Os municípios costeiros e a Maia manifestaram interesse em nova contratação conjunta.

O plano de ação estabelece que cada município desenvolva um programa de controle de nidificação da gaivota-de-patas-amarelas durante a época de reprodução. Isso inclui a remoção de ninhos, remoção ou inviabilização de ovos, e a preparação ou revisão de manuais de boas práticas para locais de alimentação das gaivotas.