
Mais de sete milhões de pessoas já passaram pelo Mercado do Bolhão desde a sua reabertura
06/02/2024O Mercado do Bolhão, no Porto, desde a sua reabertura em 15 de setembro de 2022, recebeu mais de sete milhões de visitantes, com cinco milhões apenas no ano passado, revelou nesta segunda-feira.
Segundo a empresa municipal GO Porto, responsável pela gestão do mercado, o terceiro trimestre de 2023 registrou a maior afluência, com 1,7 milhões de visitantes. Comparando o quarto trimestre de 2022 com o de 2023, houve um aumento de 9% na afluência ao mercado, e dezembro viu um crescimento de 19% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Embora a taxa de ocupação das bancas tenha atingido 100% no ano passado, dois comerciantes solicitaram a anulação das licenças por motivos pessoais. Atualmente, o mercado tem uma ocupação de 97%, com apenas duas bancas e duas lojas disponíveis, enquanto projetos estão em andamento para reduzir o tamanho das lojas e aumentar o número de espaços.
O mercado conta com 77 bancas, sete restaurantes e 28 lojas exteriores em pleno funcionamento. Para manter-se moderno e atrativo, estão planejados estudos de mercado e de públicos para melhorar a experiência do cliente, do comerciante e dos serviços oferecidos.
A GO Porto pretende realizar uma revisão do Regulamento do Mercado do Bolhão com base no feedback dos comerciantes e inquilinos, a ser apresentada ainda este ano à câmara municipal. Entre as novidades previstas para este ano estão o lançamento de um selo de qualidade Bolhão em parceria com clientes profissionais, visitas guiadas ao edifício, e iniciativas gastronômicas como trazer chefes internacionais para o mercado e realizar feiras temáticas agroalimentares. O mercado também sediará eventos de showcooking, workshops, ciclos musicais, animação, arte e cultura, bem como promoção de saúde e literacia alimentar.