
Carlos Alberto Moniz e Manuel de Oliveira Vencem Prémio Carlos Paredes 2023
01/02/2024O Prémio Carlos Paredes – Edição 2023, distinção musical de prestígio atribuída pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, consagra este ano, de forma unânime e ex-aequo, os artistas Manuel de Oliveira e Carlos Alberto Moniz. Ambos são homenageados pelas suas notáveis obras discográficas: “IBÉRIA 20|22”, de Manuel de Oliveira, e “POR ESSE MAR ABAIXO”, de Carlos Alberto Moniz.
A escolha foi deliberada por um júri de renome composto por José Jorge Letria, em representação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira; Amélia Muge, em nome da Sociedade Portuguesa de Autores; Pedro Campos, autor e compositor de mérito; e Rui Filipe Reis, respeitado crítico musical.
O trabalho discográfico de Carlos Alberto Moniz, foi apresentado pelo músico nos estúdios da Rádio Metropolitana Porto em fevereiro do ano passado, a que se seguiu um grande concerto do artista na Casa da Música, no Porto.
Desde 2023, este prémio tem reconhecido talentos em várias áreas musicais, tanto instrumentais como vocais. Entre os galardoados anteriores, destacam-se nomes como Rão Kyao e Carminho (2013), Pedro Caldeira Cabral (2014) e Ricardo Ribeiro (2017).
As cerimónias de entrega do Prémio Carlos Paredes não só representam um evento cultural significativo a nível local e nacional, mas também oferecem ao público a oportunidade única de assistir a um concerto gratuito com as obras premiadas. A data para a cerimónia de entrega dos prémios da edição de 2023 será anunciada em breve, aguardando-se com expectativa este momento de celebração da música e da cultura portuguesa.
Foto: Arquivo RMP