
Luís Pedro Martins Renova Mandato na Presidência do Turismo do Porto e Norte de Portugal
02/02/2024Luís Pedro Martins foi reeleito hoje para um segundo mandato de cinco anos na presidência do Turismo do Porto e Norte de Portugal, sendo o único candidato na eleição e obtendo a totalidade dos 54 votos, conforme anunciado pela entidade regional.
À frente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) desde 2019, Luís Pedro Martins destaca em comunicado que encara o próximo período com o objetivo de dar continuidade a um trabalho que ainda não está concluído, antecipando um impulso significativo com o financiamento previsto no Programa Regional Norte 2030. Este financiamento permitirá concretizar projetos importantes para a região, conforme mencionado na declaração.
A nota de imprensa destaca também os nomes de Cancela Moura, Vítor Paulo Pereira, Manuel Tibo e Pedro Mesquita Sousa na lista aprovada. Na Mesa da Assembleia Geral, mantêm-se João Manuel Esteves e entra Fátima Fernandes.
A lista para o Conselho de Marketing é liderada pela Associação do Turismo do Porto, contando ainda com a participação da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, a Porto Business School, a Alfândega do Porto e as câmaras municipais de Macedo de Cavaleiros e do Peso da Régua, conforme informado na publicação.
Quanto aos objetivos para os próximos cinco anos, o TPNP visa consolidar e reforçar a notoriedade do Porto e Norte de Portugal pela diversidade e sofisticação, implementando estratégias e projetos que visem a sustentabilidade e a digitalização do setor, de acordo com o comunicado.
No âmbito institucional, a aposta passa pela promoção da cooperação estratégica com os diversos stakeholders relevantes do território, contribuindo para a discussão sobre o modelo, competências e financiamento das entidades regionais de Turismo, destaca ainda a nota.
Citado no comunicado, o presidente reeleito observa que nos últimos cinco anos foram enfrentados desafios significativos, desde uma pandemia até conflitos mundiais, e destaca a capacidade do turismo regional em se preparar e recuperar de maneira resiliente, superando os números pré-pandêmicos já em 2022.
Os resultados, segundo Luís Pedro Martins, validam a estratégia adotada, com previsões de um recorde absoluto em praticamente todos os indicadores de atividade turística para o ano de 2023, conforme mencionado na declaração. O Porto e Norte registam o maior crescimento nacional no número de dormidas, ultrapassando os 12,5 milhões, representando um aumento de cerca de 15% em relação ao período homólogo de 2022. Quanto aos proveitos, a subida é ainda mais acentuada, rondando os 30%, de acordo com a nota de imprensa.
Luís Pedro Martins destaca a qualidade do turismo, proveniente de mercados com poder aquisitivo, que permanecem mais tempo e exploram todas as sub-regiões do destino, mencionando o excelente desempenho do Douro, Minho e Trás-os-Montes, e expressa confiança no crescimento contínuo deste último com o reforço da oferta em curso.
A cerimônia de posse para o novo mandato de cinco anos está marcada para 26 de fevereiro, às 18:00, na sede da entidade regional.
Foto: DR