
Planeamento Governamental visa a Inauguração da Linha de Leixões para Passageiros até o Final deste Ano
18/01/2024Prevê-se que a linha de Leixões seja inaugurada para passageiros ainda neste ano. Essa intenção é manifestada pelo Governo, e o projeto contempla a criação de “dois novos apeadeiros, sendo um deles na área da Asprela”, com o propósito de “facilitar uma integração superficial” nas proximidades da estação da Linha Amarela do Metro do Porto.
“É um prazo viável, sim, conseguir concretizar isso em 2024. A instalação de plataformas nem é o principal obstáculo; existem outros tipos de desafios”, declarou Frederico Francisco, Secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, à Lusa, conforme reportado pelo Porto Canal.
De acordo com o governante, uma vez que a meta é abrir ainda este ano, “não será possível realizar investimentos” para construir “interfaces completos” com conexões ao metro. No entanto, ele sugere que “é uma solução” criar “dois novos apeadeiros, sendo um deles na área da Asprela, suficientemente próximo da Linha D do Metro do Porto para permitir uma integração superficial”, em um serviço que poderá contar com “um ou dois comboios por hora”.