
Sete milhões de euros serão investidos nas famílias mais carenciadas de Vila do Conde
15/07/2023São sete milhões de investimento, distribuídos por 12 iniciativas que vão abranger mais de 50 mil pessoas. O Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas de Vila do Conde (PACD VC) foi apresentado hoje. É para por em prática até ao final de 2025. Abrange crianças e jovens, idosos, migrantes e minorias étnicas.
O PACD VC é um instrumento inovador, que surge para enfrentar os desafios e promover a coesão social em Vila do Conde. Com um horizonte temporal entre 2022 e 2025, este plano, apresentado pelo seu coordenador, Manuel António Pereira, compromete-se a reduzir os índices de pobreza e exclusão social no concelho, abrangendo diversos públicos vulneráveis.
“Este olhar e esta aposta da câmara, inserida num contexto intermunicipal contando com a Póvoa de Varzim e com Matosinhos, encontrou aqui um instrumento que permite acudir, neste sentido social, a essas comunidades, envolvendo toda a comunidade – escolas, IPSS, associações, empresas, forças de segurança, agentes da saúde, etc. É este sentido integrador que fará um instrumento capaz de trazer a coesão territorial”, explicou o presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa.
O PACD VC conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de 5.666.000,00€ e um investimento da Câmara Municipal de Vila do Conde de 1.416.500,00€, com o qual se estima abranger diretamente mais de 50.000 pessoas.