
Mural de arte urbana criado para combater o isolamento em Massarelos
23/04/2023Um grupo de utentes do centro de dia da Associação de Moradores de Massarelos, no Porto, arregaçaram as mangas e saíram à rua para pintar um novo mural de arte urbana, na Calçada da Boa Viagem, naquela localidade.
Há dois anos, aceitaram o desafio lançado pelo artista Godmess e pela Ágora e, esta terça-feira, puseram finalmente mãos à obra para colorir o bairro onde moram.
Não é a primeira vez que estão neste sítio, já lá tinham estado a decorar o corrimão com crochet, no âmbito do projeto “Olhó Nobelo”.
Desta vez, trocaram o novelo pela tinta, mas o objetivo é o mesmo, embelezar o bairro onde moram e passam a maior parte do tempo das suas vidas.
O mural foi desenhado pelo artista Godmess, que teve em conta um conjunto de ideias das moradoras. “Foram pedidas palavras, textos, fotografias de coisas que elas gostassem de ver aqui representadas. E a partir da recolha que fizemos, das ideias que elas deram, surgem os desenhos que aqui estão”, explicou o artista.
A pintura, essa, fica a cargo das novas artistas. A maior parte nunca tinha pegado num pincel.
“Fui costureira toda a vida, trabalhei sempre em fábricas de confeção, nunca tinha pintado”, revela Maria Angelina Costa, de 84 anos, que apesar disso, aceitou o desafio e admite que se está a divertir nesta primeira viagem pela pintura.
O “É preciso ter lata!” foi idealizado pelo artista Godmess e contou com o apoio da empresa municipal, Ágora – Cultura e Desporto do Porto.
O projeto, que integra o programa de arte urbana da cidade do Porto, surge no seguimento do “Olhó Nobelo”, uma espécie de clube de crochet da Associação de Moradores de Massarelos, que foi criado para combater o isolamento, assim como inúmeras iniciativas, incluindo a visita aos estúdios da Rádio Metropolitana Porto.
A partir da próxima semana, o bairro de Massarelos passa a ter mais cor. E nesta escadaria com vista para o rio, o Douro pode perder o encanto para a pintura da autoria da Associação de Moradores de Massarelos.