Nova esquadra da PSP de Matosinhos foi inaugurada com investimento de 1,5 milhões de euros

Nova esquadra da PSP de Matosinhos foi inaugurada com investimento de 1,5 milhões de euros

05/04/2023 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Foi inaugurada esta segunda-feira, dia 03 de abril, a nova esquadra da PSP em Matosinhos.

A cerimónia de inauguração da requalificação da esquadra de Matosinhos da PSP contou com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro e da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luisa Salgueiro.

“É um momento de grande simplicidade, mas de enorme significado para Matosinhos. Este edifício precisava de uma intervenção física para a criação de condições para a dignidade que a função merece”, disse a presidente da Câmara, Luísa Salgueiro,

A empreitada, no valor de 1,5 milhões de euros, resulta de um contrato de cooperação entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Matosinhos assinado em julho de 2019.

“É um bom exemplo de boas práticas entre as administrações central e local. Este edifício faz parte de um investimento nacional de 607 milhões de euros até 2026”, adiantou o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Durante o período de execução da obra, a PSP de Matosinhos esteve instalada na antiga escola da Biquinha. Finda a transição para as instalações reabilitadas, será agora a vez da Guarda Nacional Republicana (GNR) ocupar o espaço enquanto decorrer a empreitada de construção do novo Destacamento Territorial de Matosinhos da GNR.

Para o efeito, foi assinado hoje um contrato de comodato entre a autarquia e a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

Recorde-se que a GNR está provisoriamente instalada no palacete da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, há mais de 30 anos, num edifício bastante degradado e sem condições de segurança, depois de vistoriado pela Proteção Civil.

O novo quartel, que servirá Matosinhos, Maia e Vila do Conde, será construído num terreno municipal, em Perafita, mais concretamente no antigo horto, entre a avenida Mário Brito (EN107) e o terminal TIR, em Freixieiro. O projeto está a ser elaborado pela autarquia. De acordo com o previsto, o início da obra será em 2024.

“A segurança é um fator de coesão, é um fator de desenvolvimento, na salvaguarda dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos. Os efeitos da pandemia na saúde pública, na saúde mental, foram bastante graves. Mesmo assim, comparando 2019 e 2022, a criminalidade geral diminuiu 11,6% e a criminalidade grave baixou 6,9%. Em Matosinhos, a criminalidade geral baixou 5%”, acrescentou José Luís Carneiro. Relativamente a meios humanos, está previsto este ano o recrutamento de cerca de 1600 pessoas para a PSP e para GNR.

ainda com a presença do diretor nacional da PSP, Magina da Silva, da comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, Paula Penedo, do Comandante da Divisão Policial de Matosinhos, Ângelo Abreu de Sousa,