
Marcelo e António Costa assinalam a força e coragem das mulheres portuguesas
08/03/2023(Texto de Daniel Pinho)
Neste dia internacional da mulher, o chefe de estado, Marcelo Rebelo de Sousa, celebra a “força inquebrantável das mulheres em todos os domínios da sociedade portuguesa” num mensagem publicada no site oficial da Presidência da República. “A nossa Democracia deu passos decisivos para salvaguardar a igualdade na lei e mitigar a discriminação contra as mulheres(…)grandes passos, mas, ainda, insuficientes na promoção da igualdade de oportunidades.” admite o presidente.
Em espírito de reconhecer o papel das mulheres na luta pelos seus direitos, inspiração histórica de outras lutas contra a injustiça na nossa sociedade e pelo mundo, Marcelo, vai hoje, encontrar-se com a “Associação Somos”, criada por mulheres que vivem ou viveram em situação de sem-abrigo.
Através da rede social Twitter, o primeiro-ministro, António Costa, assinalou também o dia, salientando “o compromisso do Governo neste combate pela igualdade, para que todas e todos possam explorar o seu potencial e concretizar os seus sonhos”.
“Neste Dia Internacional da Mulher, celebramos as conquistas e progressos de todas as mulheres, conquistas de toda a sociedade. Saúdo a coragem de todas e todos os que lutam pela igualdade e dos que erguem a sua voz, por todo o mundo, por esta causa comum” pode ler-se no Tweet do primeiro-ministro.
Focado na igualdade, António Costa, vai aproveitar o dia para almoçar com 100 mulheres cientistas no Pavilhão do Conhecimento – no Parque das Nações, em Lisboa.