
Greve da CP iniciada esta segunda-feira com serviços mínimos
27/02/2023O tribunal arbitral definiu que tem de haver serviços mínimos nos quatro dias de greve da CP desta semana, com 25% das operações asseguradas. Até à decisão do tribunal, no âmbito do Conselho Económico e Social (CES) só estava definido que haveria serviços mínimos na greve desta segunda-feira, 27 de Fevereiro, e de quarta-feira, 1 de Março, conforme já noticiou o PÚBLICO com base em informações da CP.
Segundo explica agora a decisão do tribunal arbitral, cujo árbitro presidente foi Pedro Romano Martinez, os 25% de serviços mínimos tinham sido negociados pela plataforma de sindicatos (ASCEF, SINFB, SINFA, SIOFA e STF) e pela empresa, no âmbito da Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).
A CP refere no seu site que a greve vai provocar “fortes perturbações na circulação de comboios a nível nacional”. “Muito embora estejam definidos 25% de serviços mínimos, sabemos que esta disponibilidade é manifestamente inferior às necessidades”, adiantou ao fonte oficial da CP num comentário à paralisação e oferta que já estava definida para os dias 27 de Fevereiro e 1 de Março.