
Ex-Treinador do Rio Ave acusado de assedio sexual a jogadoras do clube
29/09/2022Este é o primeiro caso de denúncia na I Liga de futebol feminino.
Várias jogadoras do Rio Ave acusam Miguel Afonso – ex-treinador da equipa e agora treinador do Famalicão – de assédio sexual. Em causa, conta o jornal Público, está a troca de mensagens íntimas com as atletas, tendo mesmo chegado a pedir que enviassem vídeos seus.
Conta o jornal que as jovens atletas suspeitaram das mensagens e das abordagens do treinador e que, em conversa, perceberam que as ações de Miguel Afonso, de 40 anos, eram direcionadas a várias atletas do plantel. Uma das jovens queixosas, com 19 anos, contou aos progenitores a situação e colocou o treinador a par disso. Em resposta, este começou a afastá-la dos jogos e da equipa.
O Público contactou o treinador, que está agora à frente da equipa feminina do Famalicão, e o próprio negou as acusações. À CNN Portugal, Miguel Afonso disse apenas que “há algo de estranho aqui montado”.
O Famalicão terá sido informado da situação depois de o contratar e defende agora que a questão está resolvida, mas não quis prestar declarações ao jornal.
O Rio Ave reagiu às acusações de várias jogadoras do clube a Miguel Afonso, antigo técnico dos vilacondenses, admitindo ter tido conhecimento de “alguns comentários” no final da época 2020-2021, mas que terá sido por pedido das atletas que não deu seguimento às queixas.
O Maisfutebolconfirmou, entretanto, junto da Federação Portuguesa de Futebol, que o Conselho de Disciplina vai abrir um processo disciplinar para investigar o caso.
Ao que tudo infica até ao momento não foi apresentada qualquer queixa policial.