
Gigante da Aeronáutica inaugura esta semana nova fábrica em Santo Tirso
13/09/2022É a partir da cidade de Santo Tirso que serão produzidas peças para os modelos A320 e A350 dos aviões da Airbus, que irão servir cerca de 50 clientes, maioritariamente transportadoras aéreas da Europa, Ásia-Pacífico e Médio-Oriente. A cidade, localizada a 30 quilómetros do Porto, será a casa da nova fábrica da Airbus Atlantic Portugal, cuja inauguração oficial está agendada para a próxima quarta-feira.
As instalações da gigante da aeronáutica, que começaram a ser construídas em 2020, irão ocupar uma área total de 20 mil metros quadrados e empregam já 130 pessoas. A empresa quer contratar mais 50 profissionais até dezembro e, nos próximos anos, criar mais 250 postos de trabalho.
Este é apenas o primeiro passo da Airbus Atlantic em Portugal, que investiu cerca de 40 milhões de euros para dar o pontapé de saída. O objetivo é aumentar o peso da operação duplicando não só o tamanho das infraestruturas mas também o número de trabalhadores, garante o CEO da multinacional, Cédric Gautier. Para já, a nova fábrica ocupa apenas metade da área total disponível e o futuro da expansão do negócio será afinado no decorrer do próximo ano, com metas ambiciosas.
A aposta em Portugal vem reforçar o negócio da fabricante de aeroestruturas e assentos de pilotos e passageiros que conta com uma presença industrial global em três continentes e cinco países, somando 13 mil funcionários. Este ano a empresa espera um volume de negócios de 3,8 mil milhões de euros.