Luísa Salgueiro garante que processo sobre regionalização é para avançar

Luísa Salgueiro garante que processo sobre regionalização é para avançar

13/09/2022 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A ministra da Coesão Territorial acusou, o presidente do PSD de ter ignorado a posição maioritária dos autarcas sociais-democratas sobre regionalização, enquanto a presidente da ANMP pediu aos socialistas prudência antes de se lançar o referendo.

Estas posições foram defendidas por Ana Abrunhosa e por Luísa Salgueiro, presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e da Câmara de Matosinhos, durante um debate na iniciativa Academia Socialista, que decorreu na Batalha, no distrito de Leiria, este fim de semana.

A ministra da Coesão Territorial considerou, ser falsa a ideia de que, enquanto responsável do Governo, diz “sim a tudo” vindo dos autarcas e, com Luísa Salgueiro ao seu lado, até se definiu como uma negociadora difícil perante a ANMP.

Ana Abrunhosa afirmou, que o processo de descentralização nas áreas da educação e da saúde “teve de ser feito em dois meses” para recuperar o tempo perdido em dois anos de pandemia da Covid-19.

Já Luísa Salgueiro advertiu, por sua vez, que o avanço do processo de descentralização não pode ser uma guerra de egos ou uma disputa entre autarcas.

“É uma causa do serviço público que, a partir deste momento, tem condições de avançar e quem beneficiará são as pessoas, sobretudo as que à partida têm menor igualdade de oportunidades”.

Durante o debate, vários jovens questionaram a ministra e a autarca do PS sobre o processo de regionalização, um ponto em que a ministra Ana Abrunhosa disparou uma série de críticas a Luís Montenegro.

“Não se percebe muito bem aquilo que eles defendem no PSD, até porque a mesma pessoa numa altura diz uma coisa e depois diz outra. De uma coisa tenho a certeza, o líder do PSD não consultou muitos dos seus autarcas quando tomou a sua posição” contra o referendo à regionalização, declarou a ministra da Coesão Territorial.

Luísa Salgueiro interrompeu para salientar que no último congresso da ANMP “os autarcas do PSD tinham dito precisamente o contrário”.