
Encontrada solução para o atravessamento da linha do comboio na estação da Granja e no apeadeiro da Aguda em Gaia
26/07/2022A Câmara de Gaia e o Ministério das Infraestruturas assumiram o compromisso de encontrar uma solução para o atravessamento da linha do comboio na estação da Granja e no apeadeiro da Aguda, onde as populações têm vindo a contestar as passagens superiores. A solução passará por uma passagem inferior, mas não um túnel, como foi referido na cerimónia de assinatura de um protocolo entre as duas entidades, na manhã desta terça-feira.
Segundo o ministro Pedro Nuno Santos, há neste momento “um trabalho para fazer, para avaliar as soluções técnicas que permitam ir ao encontro daqueles que são os anseios da população”. Ao abrigo do protocolo agora estabelecido, tem de ser feito um “estudo de viabilidade da construção de passagens inferiores em substituição das passagens pedonais superiores” que foram instaladas na Granja e na Aguda, no âmbito da obra em curso na Linha do Norte.
Ao referir-se à obra que a Infraestruturas de Portugal está a levar a cabo ao longo do troço entre Gaia e Espinho, o ministro disse ainda que, durante anos, “muito do que se fez na Linha do Norte foi insuficiente”. “Estamos neste momento a fazer um trabalho importante que temos de acabar. Como obviamente ele teve interferência no território, tem de se suprimir passagens de nível, encontraram-se soluções que foram rejeitadas pela população e está-se a encontrar alternativas e é assim que se deve trabalhar”, acrescentou.