
Câmara de Matosinhos aprova empréstimo de 17,3 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos para investir na habitação social
13/07/2022A Câmara de Matosinhos votou esta quarta-feira um pedido de empréstimo de até 17,3 milhões de euros à Caixa Geral de Depósitos para investir, maioritariamente, em habitação social, foi esta terça-feira anunciado.
Segundo a proposta a que a Lusa teve acesso, o empréstimo visa obras nos conjuntos habitacionais de Recarei, no valor de 2,2 milhões de euros, Ponte do Carro (1,3 ME), Chouso (3,0 ME), Seixo II (2,0 ME), Custió (5,5 ME), bem como a arranjos exteriores no conjunto habitacional Cruz de Pau, de 550 milhares de euros, aquisição de terrenos e de edifícios destinados à requalificação urbanística (485.941,00), aquisição, modernização, manutenção e conservação de edifícios municipais (58.090,00).
O restante destina-se ao financiamento do Programa Qualidade 100%, destinado á requalificação do pavimento em rotundas (800 mil euros), à aquisição do campo de jogos do Senhora da Hora FC (750 mil euros), ao projeto-piloto — Caminho Rural que fará a ligação entre a Rua dos Caçadores e a Rua do Marreco, em Lavra, (230 mil euros) e a património e museus (310 mil euros), lê-se ainda no documento do executivo liderado pelo PS.
A proposta aprovada na reunião desta quarta-feira, e já sem os vereadores do PSD, com a abstenção do vereador Movimento António Parada Sim, foi aprovada acrescenta que o prazo para saldar a dívida é de 240 meses a contar da data de perfeição do contrato e segundo uma fonte da autarquia disse à Lusa, que a parte do investimento em habitação social “poderá ser reembolsável no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência”.