4.ª edição do Festival de Música Folk da Maia acontece de 13 a 14 de setembro

4.ª edição do Festival de Música Folk da Maia acontece de 13 a 14 de setembro

08/08/2024 0 Por Angelo Manuel Monteiro

A 4.ª edição do Festival de Música Folk da Maia, organizada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, terá lugar nos dias 13 e 14 de setembro de 2024, no Parque Cidade Desportiva da Maia, com entrada livre.

Tal como nas edições anteriores, o festival trará ao palco quatro atuações de artistas nacionais, divididas por dois dias. Na sexta-feira, 13 de setembro, o festival terá início às 18h30 com a atuação dos Trasga, um grupo dedicado à música original em língua mirandesa. Depois do jantar, às 21h30, será a vez dos Andarilhos, uma banda que celebra a tradição musical duriense e portuguesa, encerrar o primeiro dia de festa.

No sábado, 14 de setembro, a programação começa às 18h30 com um concerto da talentosa Emmy Curl, que traz uma fusão única do folclore transmontano e celta. A fechar esta edição, às 21h30, os Kumpania Algazarra prometem uma noite animada com a sua mistura de sons dos cinco continentes, celebrando os seus 20 anos de carreira.

Além da música, o festival oferece uma experiência gastronómica variada numa renovada zona de restauração. No dia 14 de setembro, às 10h30, será ainda realizada uma oficina de dança dedicada ao público infantil. As inscrições para a oficina podem ser feitas através do email infocultura@cm-maia.pt.

O Festival de Música Folk da Maia 2024 pretende celebrar a riqueza da música folk e a diversidade da comida de rua, proporcionando uma experiência memorável para todos os participantes.

Programa do Festival de Música Folk da Maia 2024:

13 de setembro (sexta-feira)

  • Trasga | 18h30
    O grupo, originário de Miranda do Douro, apresenta músicas originais em mirandês, usando instrumentos tradicionais da região como a gaita mirandesa e a sanfona. As suas atuações são conhecidas pela energia e pela crítica social, sendo o único grupo a realizar concertos inteiramente em mirandês.
  • Andarilhos | 21h30
    Banda de Baião que recria temas dos cancioneiros portugueses e compõe originais com base nas tradições do Douro Litoral, Trás-os-Montes e Minho, mantendo sempre uma alma festiva e uma forte ligação à identidade musical portuguesa.

14 de setembro (sábado)

  • Emmy Curl | 18h30
    Com 15 anos de carreira, Emmy Curl traz ao palco o álbum “Pastoral”, uma obra que resgata as melodias do folclore transmontano e celta, fundindo-as com uma interpretação moderna e pessoal.
  • Kumpania Algazarra | 21h30
    Celebrando 20 anos de carreira, os Kumpania Algazarra prometem uma festa global com influências musicais dos cinco continentes, transformando o palco num espaço de celebração multicultural.

O evento promete ser uma festa para os sentidos, unindo música, cultura e gastronomia num ambiente de celebração da tradição e da diversidade.