
Violência leva clube espanhol a abandonar torneio juvenil no Porto: “Isto não tem espaço no futebol”
20/04/2025O clube espanhol Orillamar SD, da Galiza, decidiu este sábado retirar-se do Porto International Cup, torneio juvenil que decorreu durante três dias na cidade do Porto, alegando episódios repetidos de violência entre jogadores e equipas participantes.
A decisão foi comunicada pelo diretor desportivo do clube, Iván García, que explicou ao portal DxT Campeón que o ambiente de tensão e os episódios de agressões físicas, alguns partilhados nas redes sociais, foram determinantes para abandonar a competição, mesmo com três das cinco equipas do clube ainda em prova.
“A coisa já estava muito tensa e não queríamos, de modo algum, estar envolvidos em nenhum tipo de história. Não viemos aqui para isso. Porque isto depois é quase como se fosse um efeito de contágio”, justificou o responsável.
O Orillamar SD não esteve envolvido diretamente em nenhum dos incidentes, mas entendeu que não havia condições para continuar. “Não estávamos aqui para andar à pancada com ninguém, nem queremos este clima de tensão. Tendo em conta a situação que estava a produzir-se, não íamos colocar em risco nenhum miúdo. Mesmo que tivesse sido na final, teríamos tomado a mesma decisão, pois entendemos que isto não tem espaço no futebol”, reforçou Iván García.
O responsável destacou ainda que a mensagem educativa foi prioritária: “Os rapazes vão aprender mais connosco pela decisão que tomámos de abandonar, porque sabem que não estamos de acordo com estes comportamentos.”
O Porto International Cup decorreu entre quinta-feira e sábado, em quatro locais diferentes: Estádio do FC Foz, Estádio Universitário do Porto, Campo Municipal do Outeiro e Parque Desportivo de Ramalde. O torneio contou com a participação de centenas de jovens dos escalões de Sub-10 a Sub-19, nacionais e internacionais.
A organização ainda não se pronunciou oficialmente sobre os incidentes nem sobre o abandono do clube galego. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram momentos de pancadaria entre jovens jogadores, causando preocupação quanto à segurança e ao espírito desportivo do evento.
Foto: DR