
Valongo inaugura Centro de Recursos para a Inclusão Social para apoiar pessoas em situação de sem-abrigo
27/09/2025 0 Por Angelo Manuel MonteiroO Centro de Recursos para a Inclusão Social (CRIS), um projeto-piloto que pretende apoiar pessoas em situação de sem-abrigo e em risco de exclusão, entrou esta semana em funcionamento em Ermesinde, no concelho de Valongo. A freguesia concentra cerca de 30 dos 60 desalojados registados no município.
O investimento global ascende a 90 mil euros, dos quais 50 mil são financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinados à adaptação das instalações e aquisição de equipamentos. O CRIS está instalado no Mercado Municipal de Ermesinde, informou a autarquia em comunicado.
Segundo a Câmara de Valongo, o projeto tem como objetivos “potenciar o acesso a oportunidades sociais através da (re)aquisição de rotinas de autocuidado e higiene, elevar os níveis de saúde e qualidade de vida e reforçar o sentimento de pertença das pessoas em risco de exclusão social à comunidade”.
Entre os parceiros do projeto estão a Junta de Freguesia de Ermesinde, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Gondomar/Valongo, o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica e a Escola Profissional de Valongo.
O centro oferece três casas de banho completas, serviço de tratamento de roupa, cabeleireiro e barbearia. Disponibiliza ainda caixa de correio individual, espaço para armazenamento e área dedicada a animais de companhia, permitindo que os utentes utilizem os serviços em tranquilidade.
Uma das inovações do CRIS é o modelo de gestão: o espaço conta com dois gestores-mediadores com experiência direta de situações de vulnerabilidade ou sem-abrigo, que, atuando como “pares” dos utilizadores e em articulação com técnicos especializados, procuram promover respostas integradas e estimular a autonomia das pessoas.
O CRIS funcionará de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Foto: DR