STCP registou mais de cinco mil estacionamentos irregulares no Porto em oito meses
01/11/2025Oito meses após ter assumido a fiscalização do estacionamento e das infrações rodoviárias no espaço público, a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto contabilizou 5 068 estacionamentos irregulares na cidade do Porto, entre fevereiro e setembro deste ano. Os números refletem o impacto positivo da operação na mobilidade urbana e na melhoria da circulação dos transportes públicos nas principais artérias da cidade.
De acordo com os dados divulgados, a média mensal de infrações ronda as 634 viaturas multadas, sendo setembro o mês com maior número de ocorrências registadas. A STCP destaca que a ação das suas equipas tem contribuído para a redução de situações que afetam o desempenho dos autocarros e a fluidez do trânsito, nomeadamente nos corredores BUS.
A infrações mais frequente continua a ser o estacionamento em locais com sinalização de proibição de paragem e estacionamento, que representa 42% das multas aplicadas. Seguem-se o estacionamento em paragens de transporte público — a menos de 5 ou 25 metros das mesmas —, a ocupação indevida de vias reservadas a transportes públicos e o estacionamento em zonas sinalizadas com proibição de estacionamento.
Com esta operação, a STCP reforça o seu papel na promoção de uma mobilidade mais eficiente e segura, contribuindo para melhorar o desempenho do transporte público e para uma utilização mais responsável do espaço urbano na cidade do Porto.
Foto: STCP



